Conselho de Cronobiologia

O que é, e o que abrange a área de Cronobiologia do Sono?

A cronobiologia, estudo do tempo na vida, é a ciência que investiga os fenômenos rítmicos dos seres vivos, os chamados ritmos biológicos, e suas múltiplas relações intraespecíficas e ecológicas. Os estudos cronobiológicos permitem compreender os organismos e suas interações temporais, os quais incluem uma multiplicidade de ritmos biológicos, tais como comportamentais, fisiológicos, metabólicos, de expressão gênica, incluindo o ciclo vigília/sono, expresso de forma circadiana em humanos.

Qual o propósito do Conselho de Cronobiologia do Sono?

O conhecimento científico sobre os ritmos biológicos permitiu o desenvolvimento da medicina do sono ao longo do século XX. Hoje compreendemos melhor os mecanismos de sincronização dos ritmos biológicos e como os desafios temporais do cotidiano impactam na saúde humana. De forma que, o propósito desse conselho é difundir a cronobiologia como área fundamental da medicina do sono, por meio de ações e projetos.

Como atua o profissional de Cronobiologia do Sono?

A Cronobiologia, estuda as interações temporais do organismo e suas implicações no binômio saúde/doença, possibilitando a resolução de problemas práticos, tais como aqueles relacionados às alterações do ciclo vigília/sono. Dessa forma, os conhecimentos cronobiológicos podem contribuir para o entendimento da desorganização/organização temporal e sua repercussão na saúde, no comportamento e no aparecimento de doenças na população em geral.

Histórico de formação do profissional da área de Cronobiologia do Sono

A Cronobiologia é uma disciplina de caráter interdisciplinar, que estuda os ritmos biológicos em diferentes contextos, do individual (ciclo vigília/sono) ao coletivo (organização sociotemporal do trabalho), nos níveis comportamental, fisiológico e molecular. Assim, o cronobiologista pode ter como área de formação/atuação, tanto as relacionadas às Ciências da Saúde como Humanas, Exatas ou Sociais. Diversos cursos formais são oferecidos, tanto em programas de graduação como pós-graduação, além de cursos em congressos, ou mesmo institucionais.

Representantes membros do Conselho de Cronobiologia do Sono

Representante: Claudia Roberta de Castro Moreno – Bióloga (CRBio 006107), Doutora em Saúde Pública, Professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP.

Membros:

• Eduardo Henrique Rosa Santos – Graduação emEducação Física, Doutor em Ciências, Professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia – FAEFI-UFU.

• Elaine Cristina Marqueze – Educadora Física (CREF 131933-G/SP), Doutora em Ciências, Professora da Universidade Católica de Santos – UniSantos-SP.

• Felipe Beijamini – Licenciado em Ciências Biológicas, Doutor em Biologia Celular e Molecular, Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Realeza.

• Mário André Leocadio Miguel – Bacharel emFisioterapia, Doutor em em Fisiologia Humana, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Natal.

• Patrícia Xavier Soares de Andrade Nehme – Nutricionista (CRN 10374), Doutora em Ciências, Nutricionista na Prefeitura de Bertioga-SP.