Livros Indicados

THE AUDITORY SYSTEM IN SLEEP

Dr. Ricardo Velluti’s

The pioneering research carried out in Dr. Ricardo Velluti’s laboratory on the influence of acoustic stimulation on sleep behavior, and the mechanisms of neuronal processing along the auditory pathways of the central nervous system during sleep compared to wake has been unique in the fied …

BOM SONO

Richard Ferber

Tem dificuldades para adormecer? Desperta no meio da noite? Sofre de sonambulismo, terrores ou medos noturnos? Tem dificuldades de despertar para ir à escola ou de permanecer acordado em aula? Ronca, molha a cama ou bate a cabeça?

Desde que o livro foi publicado, há vinte anos nos Estados Unidos, o Dr. Richard Ferber, a primeira autoridade americana em transtornos do sono de crianças, profere ideias seguras e confiáveis para ajudar o seu filho a adormecer, permanecer dormindo à noite e atuar bem durante o dia.

COMO VAI SEU SONO? RECEITAS DE UM ESPECIALISTA

Dr. Denis Martinez

Há séculos se pesquisa sobre o sono, mas esses conhecimentos não são aplicados para o bem do público. Aprenda a dormir melhor com um especialista, através de receitas curtas e eficazes para combater o ronco, a insônia, os pesadelos e outros distúrbios do sono.

Vinte Anos de experiência clínica estão condensados em textos objetivos, de fácil compreensão.

MEDICINA E BIOLOGIA DO SONO

Sergio Tufik

Este livro é fruto do trabalho de diversos pesquisadores da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono da Universidade Federal de São Paulo, que dedicam sua carreira ao estudo do ciclo vigília-sono. Ao se enveredar pelas páginas deste livro, o leitor terá uma revisão de diferentes aspectos envolvidos no sono, desde seus mecanismos geradores, seus distúrbios e tratamentos até diferentes áreas de pesquisa sobre esse fascinante tema.

COMO VAI SEU SONO?

Dr. Denis Martinez

Este livro repassa ao público, de forma clara e acessível, os conhecimentos acumulados pelo autor durante quase 20 anos de estudos e pesquisas sobre o sono.

Neste livro você encontrará perguntas e respostas, bons e maus hábitos, os relógios internos, o sono dos animais, sono e sonhos, sonambulismo, causas da insônia, as pílulas para dormir, ataques de sono , doença do ronco, entre outros tópicos referentes ao sono.

O SONO NA SALA DE AULA

Fernando Louzada

Ritmo Biológico interno e individual versus horários escolares e aprendizagem. Proposta para uma escola com horários mais flexíveis, que respeite as características temporais de cada aluno.

As idéias que a ciência cria e as descobertas que realiza podem ser explicadas descomplicadamente. Ciência fácil para todos. Esse é o desafio dessa coleção. E mais, quer aliar leitura prazerosa e conhecimento.

Isso mesmo. Ler com prazer e compreender o que acontece à nossa volta, nos laboratórios de pesquisa espalhados pelas diversas regiões do país.

Ciência contemporânea feita por homens e mulheres, de todas as idades, das mais diversas áreas do conhecimento.

SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAOS)

Lia Rita A. Bittencourt

Este livro é o resultado da iniciativa da Associação Brasileira do Sono junto com a Academia Brasileira de Neurologia, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica com o objetivo de uniformizar no Brasil o diagnóstico e tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) em adultos, crianças e adolescentes.

SONO: ASPECTOS PROFISSIONAIS E SUAS INTERFACES NA SAÚDE

Lia Rita A. Bittencourt, Marco T. de Mello, Maria Laura N. Pires e Rogério Santos

Este livro busca transmitir os mais recentes e atuais conhecimentos sobre o sono, e que se faz, desde o seu estudo neurológico, seus distúrbios, a influência sobre os trabalhos realizados sob regime noturno, e turnos, bem como os quadros clínicos de sonolência excessiva; e os acidentes que ocorrem por força da queda, atenção e vigília.

O livro apresenta 9 capítulos escritos por 5 editores e 10 colaboradores, todos docentes e professores de faculdades e instituições acadêmicas representativas no país: EPM, USP, FIOCRUZ e UFMG.

SONO E SEUS TRANSTORNOS: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO

Luciano Ribeiro Pinto Junior

Sono e Seus Transtornos do Diagnóstico ao Tratamento é o livro que vem integrar a Série Neurologia – Diagnóstico e Tratamento, cujo objetivo é a atualização do neurologista, particularmente, no diagnóstico e no tratamento, de acordo com as particularidades médicas e assistenciais próprias de nosso país.

Assim, a série conjuga a um só tempo da reciclagem médica à importância de incidência e prevalência da doença neurológica em nosso cenário médico, nesse sentido, o subtítulo Diagnóstico e Tratamento caiu muito bem; isso ao se considerar o avanço exponencial das neurociências, com óbvios reflexos para a prática neurológica.

Este fato muito valoriza o objetivo desta série, tornando-a indispensável para o neurologista interessado em melhor se qualificar profissionalmente.

VAMOS DORMIR

Geraldo Nunes Vieira Rizzo

Quem passa seus dias sufocado por modernidades como internet, telefonia móvel, cartões eletrônicos, senhas de identificação, palmtop, download, dieta light, happy hour dorme pior do que dormiam as pessoas há cinquenta anos? Em “Vamos Dormir?”, o médico

DISTÚRBIOS DO SONO NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE

José Hugo de Lins Pessoa, José Carlos Pereira Jr., Rosana S. Cardoso Alves

Conheça as Associações do Sono Coligadas