Quem somos

Slide 1
Slide 1
Slide 1
Slide 1
Slide 3
Slide 3
previous arrow
next arrow

Conheça a Associação Brasileira de Medicina do Sono

No Congresso Brasileiro de Sono da ABS, realizado na cidade de Belo Horizonte em 2011, durante a Assembleia Geral, foi aprovada a criação de uma nova associação brasileira de sono, esta apenas para médicos e, o nome escolhido foi Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS). O objetivo dessa decisão foi de criar uma associação nos moldes exigidos pela Associação Médica Brasileira (AMB) e com isto possibilitar que os profissionais médicos ligados a Medicina do Sono possam ser representados.

 

A ideia foi implementada, e a ABMS foi fundada em janeiro de 2013. Seguiu-se as normas de fundação, com a ata de fundação e sendo redigido um estatuto. Foram propostos quatro nomes para a primeira diretoria, esta de transição.Ficou determinado que a ABMS irá “a priori” por questões logísticas, dividir com a ABS sua sede e telefone, porém serão duas associações distintas e independentes, com CNPJ diferentes. No entanto, o Congresso Brasileiro de Sono será realizado em conjunto e continuará ocorrendo a cada dois anos. Esse modelo de estruturação de um grande congresso nacional, com mais de uma associação ligada ao sono, vem ocorrendo com grande sucesso em outros países há vários anos (áreas clínica, básica e uma terceira associação de Odontologia ligada ao sono).

 

Desta forma, essa jovem associação tem como objetivo, além dos encontros científicos e educacionais, a representação a nível nacional, de todos os profissionais médicos ligados a Medicina do Sono, baseando-se nas normas da AMB (vide capítulo IV, parágrafos 18 a 24 do estatuto). Assim, gostaríamos de convidar todos os associados médicos da ABS para fazerem parte da ABMS, sendo possível migrar ou ser associado de ambas. Serão também bem vindos, os médicos atuantes e interessados em medicina do sono que não façam parte da ABS.

 

Durante esta fase inicial de estruturação (ano de 2013) não haverá cobrança de anuidade. Essas serão discutidas dentre outros vários assuntos, como a eleição da próxima diretoria, durante a sua 1º Assembleia Geral, que ocorrerá durante o XIV Congresso Brasileiro de Sono no dia 23 novembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro (www.sono2013.com.br).

Boas Novas!

Após um ano de intensos esforços, a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), em conjunto com a sociedades de Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Clínica Médica, Neurofisiologia Clínica, Pediatria e Psiquiatria, que atuam em Medicina do Sono, conseguiu a inclusão de um código CBHPM, junto à Associação Médica Brasileira (AMB), intitulado Gestão de Paciente com Apneia Obstrutiva do Sono elegíveis para o tratamento com pressão contínua em via aérea (CPAP).

Esse código propõe remuneração médica para o acompanhamento além de presencial, também remoto, através da telemonitorização, o que permitirá que sejam realizadas avaliações frequentes com intervenções quando necessárias, além da emissão de relatórios viabilizando otimizar a adesão e o acompanhamento.

A criação do código é uma etapa importante para a valorização dos médicos que atuam em Medicina do Sono no Brasil.

Essa conquista melhorará o manejo dos pacientes com apneia obstrutiva do sono que necessitam usar os aparelhos de pressão aérea positiva, padronizando o acompanhamento desses pacientes, por uma equipe multidisciplinar, aperfeiçoando a terapia. Além disso, será possível reduzir custos dos pacientes com visitas presenciais, custos inerentes a internações e absenteísmo no trabalho decorrentes das consequências da doença não tratada!

O próximo passo será a submissão ao ROL da ANS, para que de fato isso seja incorporado no sistema de saúde privado.

Diretorias Atual ABMS

Diretoria Biênio 2022 a 2023

Cargo Nome
Presidente
Edilson Zancanella
Vice- Presidente
Simone Chaves Fagondes
Secretário (a)
Regina Margis
Tesoureiro (a)
Alan Luiz Eckeli
Conselheiro Fiscal
Simone Prezotti
Conselheiro Fiscal
Bruno Bernardo Duarte
Conselheiro Fiscal
Clélia Maria Ribeiro Franco
1º Suplente
Pedro Rodrigues Genta
2ª Suplente
Fernanda Haddad
3ª Suplente
Dalva L. R. Poyares

Diretorias Anteriores ABMS

Diretoria Biênio 2020 a 2021

Cargo Nome
Presidente
PEDRO RODRIGUES GENTA
Vice- Presidente
LUCIANO FERREIRA DRAGER
Secretário (a)
DANIELA VIANNA PACHITO
Tesoureiro (a)
DANILO ANUNCIATTO SGUILLAR

Diretoria Biênio 2018 a 2019

Cargo Nome
Presidente
FERNANDA LOUISE MARTINHO HADDAD
Vice- Presidente
DALVA LUCIA ROLLEMBERG POUARES
1º Secretário
LUCIANO DRAGER
Tesoureiro
PEDRO RODRIGUES GENTA

Diretoria Biênio 2016 a 2017

Cargo Nome
Presidente
DALVA POYARES
Vice- Presidente
MAURÍCIO BAGNATO
1º Secretário
FABIO TADEU MOURA LORENZETTI
Tesoureiro
GUSTAVO ANTONIO MOREIRA

Diretoria Biênio 2014 a 2015

Cargo Nome
Presidente
LIA RITA AZEREDO BITTENCOURT
Vice- Presidente
GISELE RICHTER MINHOTO
1 º Secretário
LIVIA LEITE GOES GITAI
Tesoureiro
EDILSON ZANCANELLA

Diretoria Ano 2013

Cargo Nome
Presidente
MAURICIO DA CUNHA BAGNATO
Vice- Presidente
EDILSON ZANCANELLA
1º Secretário
LEONARDO LERARDI GOULART
Tesoureiro
GISELE RICHTER MINHOTO

Conheça as Associações do Sono Coligadas

Associação Brasileira do Sono
 
Associação Brasileira de Odontologia do Sono